Motivação

Ao longo da última década a narrativa sobre a América Latina mudou das cores e esperança para pobreza e autoritarismo.

Esta realidade destrói famílias, negócios e gerações inteiras, especialmente nas camadas mais vulneráveis da sociedade, roubando das pessoas sua habilidade de sonhar.

Ao mesmo tempo, a indústria web3 e a tecnologia blockchain surgem como ferramentas para liberar, empoderar e gerar renda para sociedade civil. No entanto, a falta de conteúdo em Português e Espanhol — sobretudo em uma linguagem acessível para pessoas de regiões mais pobres — construiu muros que impedem o acesso a estas ferramentas.

Comunidade, inovação e criatividade são alguns dos recursos mais escassos da Terra, mas todos são abundantes na América Latina. Foi este encontro entre necessidades e recursos disponíveis que nos trouxe a ideia de construir um curso sobre blockchain em uma escola pública num bairro pobre da cidade de Serra, ES.

E assim nasceu a Blockchain na Escola. O curso inicial foi muito bem recebido — para mais detalhes, clique aqui Nossos Projetos (roadmap) —, o que nos motivou a começar um novo capítulo em que buscamos tornar o ensino sobre web3 escalável.

Uma Nova Abordagem

Analisando o projeto piloto, percebemos que o sucesso do nosso curso depende de:

Nesse novo capítulo do projeto, buscamos treinar os professores do ensino público para prover a educação sobre blockchain e web3.

Nossa ambição é que nossos cursos tenham uma abrangência nacional e possibilidade de expansão para toda a América Latina. Isso só é possível alcançando professores que estejam vinculados aos alunos.

Além de propiciar oportunidades de desenvolvimento para os professores, recebemos feedbacks contínuos de quem já vive o dia a dia do colégio público. Queremos dar aos professores essa oportunidade de co-criação para tornar nosso conteúdo cada vez melhor.

Por fim, acreditamos que os alunos precisam entender por que **a web3 é tão importante. Descentralização não é só a estética de usar uma carteira de raposinha. É a possibilidade de uma mudança de paradigma do modelo econômico atual. É o empoderamento do usuário contra o monopólio das plataformas da internet.

Isso nos dá esperança de que a web3 pode proporcionar um enorme impacto social e ambiental, sobretudo nas comunidades periféricas. Nosso objetivo é transmitir essa visão para os alunos para que possam ingressar como protagonistas no mercado de tecnologia, seja como empreendedores ou mão de obra qualificada.

Conteúdo e Acompanhamento Pós-Aula